top of page

Projeto Reencontros (projeto original - publicado no facebook em 02fevereiro2015)

 

Durante os últimos meses venho treinando consistentemente pedal nas várias estradas daqui da minha região, sempre pensando em realizar uma cicloviagem mais longa, e agora chegou o momento se fazê-la, para isso elaborei o Projeto Reencontros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este projeto tem como previsão de início a quarta feira de cinzas de 2015 e terminará em aproximadamente 40 dias, isto é nos últimos dias de março de 2015.

 

Segue abaixo meus objetivos do Projeto Reencontros:

 

  • O principal objetivo e pedalar 1.500 km aproximadamente, para rever amigos e parentes, depois de 20 anos sem contato pessoal.

 

  • Secundariamente é um treino por estradas paulistas e mineiras, para condicionamento físico-mental e testes de equipamentos instalados numa bike Groove Blues, aro 700c, além de teste da própria bike, para em 2015, ainda em estudos de trajeto e logística, uma cicloviagem muito mais longa (para saber mais sobre este bike ver post do dia 31jan15).

 

O terceiro objetivo é fazer amigos por onde passar.

 

Este projeto foi elaborado e planejando para ser feito com tranquilidade e parcimônia. Serão 40 dias pedalando, com vários dias de descanso. Para facilitar a compreensão e organização dividi o projeto em três fazes, a saber:

 

  • Fase I - Jardinópolis/SP ate São Paulo/SP= Neste trecho verei muitos amigos e parentes que não vejo a muitos anos, terá inicio na Via Anhanguera, passarei pela região do alto Tiete , cruzarei a Via Anhanguera e terminarei em São Paulo, na casa da minha mãe que mora no Tatuapé. Veja o mapa com o percurso planejado. A Fase I tem aproximadamente 700 km do interior ate o planalto Paulista. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Fase II - São Paulo/SP - Santos/SP= Este trecho parece pequeno não é verdade? Mas na minha opinião será o de maior adrenalina. Nesta fase terei a companhia de dois grandes amigos, que não vejo a muitos anos, mas que já enfrentamos juntos muitas aventuras no passado.Pretendo sair da cidade de São Paulo passar por Santo Andre e pernoitar em São Bernardo do Campo. No dia seguinte descer a serra do Mar. A descida da Serra do Mar tem apenas 70 km aproximadamente, normalmente num dia de pedal alguém habituado a pedaladas diárias, faz este percurso tranquilamente por estradas normais em um dia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Fase III - Santos/SP ate Jardinópolis= Estando só novamente, estando ao nível do mar terei que retornar ao interior, para isso teremos um pequeno trecho de estrada paralela ao mar ate Caraguatatuba, Caraguá para os íntimos, dali subir uma serra e seguir para os lados dos campos dos Jordão, posteriormente adentrar o sul de minas, chegando finalmente em minha cidade. O sul de Minas Gerais é conhecido por ter muito serrotes( pequenas elevações), mas também por sua incrível beleza paisagística, onde devagar quero desfrutar de cada momento. Veja a imagem do percurso.

    A previsão desta fase é rodar com a bike aproximadamente 800 kms, sairei do litoral e subirei ate 1.628 metros de altitude, onde fica a cidade de Campos do Jordão, o mais alto município brasileiro, na Serra da Mantiqueira.

    Por este caminho maravilhoso retornarei a minha cidade de Jardinópolis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estou empolgado com esta cicloviagem pois terei a oportunidade de rever pessoas que amo ,acho fantástico esta possibilidade. Reencontrar amigos e parentes, conhecer novos amigos, novos lugares, um novo conhecimento de uma forma saudável e prazerosa. Com certeza conto com a companhia de Deus em todos estes momentos.

 

Desde a saída ate a chegada terei rodado aproximadamente 1.500 kms e pretendo fazê-lo em 40 dias. O plano é rodar dois ou três dias e ter um dia de descanso, tenho todo o tempo do mundo, quero ir devagar para poder apreciar a paisagem e fotografar.

 

Prendo utilizar camping organizados na maior parte do trajeto, estarei levando equipamento para isso, mas poderei utilizar algum camping selvagem, em alguns trechos. Não hesitarei em utilizar hotel e pousada em algum momento mais difíceis, porem quero gastar o mínimo necessário. Terei ainda a casa dos meus parentes e amigos os quais visitarei.

 

Quanto a alimentação já venho a algum tempo comendo o que chamo de "concreto"  toda manhã, trata-se de uma mistura saudável de granola (cereais diversos) e leite, no caso estarei fazendo uns pacotinhos diários com a quantidade suficiente para aquele dia, mas com leite em pó, basta acrescentar água e comer. No decorrer do dia algumas barrinhas de cereais (de novo)  serão  suficientes, pretendo parar, dentro das possibilidades, almoçar e fazer uma pequena "siesta" em minha rede e prosseguir no pedal ate o local planejado ou... ate onde a perna aguentar.

 

Não sei ainda o peso da minha bike e dos acessórios, farei essa verificação ainda esta semana. Me preocupa o peso do que terei a levar no alforjes e bagageiro. Penso em enviar algumas coisas pelo correio, para a casa da minha mãe em São Paulo, coisas que precisarei no futuro (livros, concreto e roupas reservas). Estou comprando um par de pneus e câmeras, pedi para enviar direto para casa da minha mãe, caso venha a precisar.

 

Estou montando um kit de primeiros socorros, acho de suma importância, bem como um kit de reparos e manutenção da bike, no começo da semana que vem postarei algumas fotos destes kits. Estou adquirindo alguns equipamentos e materiais, caso quebre na bike, e já combinei com o Tico, bicicletero daqui da minha cidade, umas aulas (gratuitas) de conserto de quebra de corrente e de aro, coisa que nunca fiz, outros reparos e manutenção já tenho praticado.

 

Semana passada levei a bike para uma revisão e ela esta super feliz, ate o cambio esta cantando "la cucaracha".

 

Pode parecer brincadeira mesmo com todo planejamento, sempre pode acontecer algum imprevisto, o negócio é ir pré disposto a enfrentar o que vier. O gostoso de tudo isso não é chegar no topo, ou chegar no final e receber a bandeirada, ao meu ver, a gratificação esta no maravilhoso e fantástico percurso, entre o início e o fim, é que me move, que me sustenta e me faz ir em frente. Isto é, sempre com a presença de Deus comigo, que me guiou e me sustentou ate o dia de hoje e tenho certeza que assim continuara.

 

Começa aqui a contagem regressiva para esta cicloviagem, os dias passarão rapidamente, muitas coisas a serem feitas e colocar em pratica tudo que minha imaginação e experiência  idealizou. Convido a todos meus amigos e parentes que aqui me acompanham, que orem por mim e vejam o desenrolar desta viagem, venha comigo, em imaginação, pedalar pelas estradas desta vida.

© 2015 todos os direitos reservados.

bottom of page